A linha férrea corta a região e faz parte da história de praticamente todas as cidades do Alto Tietê. Neste ano, a Jornada do Patrimônio vai celebrar justamente a memória ferroviária do Estado no primeiro fim de semana de agosto, com diversas atividades educativas, artísticas e culturais em 40 cidades, contemplando na região Mogi das Cruzes e Guararema. Este é um dos destaques da edição de hoje. 

Mogi, aliás, conta com hoje com quatro estações ferroviárias, e entre elas estão algumas das mais antigas da Linha 11 Coral, ainda sob a gestão da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), que é Jundiapeba. A previsão é que a estação seja reformada junto com as demais com a concessão das Linhas 11, 12 e 13 para a iniciativa privada, inclusive a cidade deve ganhar uma nova parada final, com a chegada do trem até Cezar de Souza. Além disso, há a estação de Sabaúna, hoje um ponto turístico para a cidade, e que receberá atividades da Jornada. 

Os trens já foram um dos principais impulsionadores da economia do Estado, e ainda hoje têm um papel importante, sendo responsáveis pelo transporte de cargas e de milhões de passageiros, aliás com um custo menor que o transporte rodoviário. 

As linhas férreas também são destaque também no turismo, segmento que vem se mostrando nos últimos anos com um grande potencial econômico. Uma das opções é o Expresso Turístico, que parte da estação da Luz com destino a Mogi e outras cidades do Estado.  

Guararema é um exemplo de todo esse potencial turístico e também presente na programação do evento estadual. A cidade, que atrai visitantes da região e de outras localidades, conta com uma estação que é atrativo turístico, na região central, que faz passeios até o charmosa Vila de Luís Carlos, feito com uma tradicional maria-fumaça. 

Esses são alguns dos destinos que mostram como é grande a memória afetiva da região com a linha férrea, como elas se cruzam e até hoje fazem parte do cotidiano de milhares de moradores, importante valorizar e preservar esses verdadeiros patrimônios históricos e culturais.