Falta pouco mais de uma semana para o fim do prazo da entrega da declaração de Imposto de Renda, um compromisso que cabe a centenas de milhares de contribuintes da região. O levantamento feito pela reportagem, destaque na edição desta sexta-feira, aponta que cerca de 65% do total estimado pela Receita já foram entregues, mostrando que muitos se adiantaram e devem ter aproveitado os benefícios da declaração pré-preenchida.
Importante cumprir o dever e fazer a entrega no prazo para evitar dores de cabeça com Leão, como é popularmente chamada a Receita Federal. No caso de atraso, será cobrada multa e ainda há o risco do CPF ficar irregular, dificultando o acesso a financiamentos e outros serviços, inclusive a participação em concursos públicos.
E como sempre destacamos, não basta estar em dia com suas obrigações junto ao governo, seja na esfera municipal, estadual e federal, é preciso estar atento e fiscalizar a forma como os impostos que pagamos são aplicados na oferta de serviços básicos, voltados para a população em geral, especialmente nas áreas de educação, saúde e segurança, garantindo direitos fundamentais de todos.
A reclamação é grande e, com razão, sobre a pesada carga de impostos pagas no dia a dia sobre qualquer produto ou serviço adquirido, porém, também é exercer nossa cidadania, e estar presente para cobrar a destinação e gestão correta dos recursos, que, na esfera federal, gira em torno de bilhões de reais.
A cidadania precisa ser exercida no dia a dia, conhecendo nossos direitos e deveres, para contribuir de forma participativa na vida das cidades, a partir do que é possível a cada um de nós. É importante ser parte do desenvolvimento de políticas públicas efetivas, fundamentadas nas demandas dos diferentes grupos e nos dados públicos, para que tenhamos uma destinação cada vez melhor do total que é arrecadado na forma de impostos e outras tantas taxas pelo Poder Público.
Faça parte dos Conselhos Municipais voltados para as mais diferentes áreas e acompanhe de perto os trabalhos realizados pelo Executivo e Legislativo, eleitos pela população. Seja parte da solução para uma sociedade mais justa para todos.