Os professores certamente são uma categoria que nem sempre é valorizada como deveria. Responsáveis pela formação desde os primeiros anos de vida dos futuros profissionais e, principalmente os cidadãos do país, eles geralmente recebem aquém de seus esforços e desempenho em sala de aula. Vale destacar também que o trabalho vai muito além das fronteiras da escola, com o desafio de planejar e preparar as atividades que serão oferecidas. 

Acompanhamos importantes ações para o reconhecimento da categoria, como os bônus do Governo do Estado pelas metas atingidas pelos estudantes, porém, o desafio persiste para que os não apenas professores, mas toda equipe escolar seja devidamente valorizada. Desde as séries iniciais até o ensino superior, é preciso que o reconhecimento venha na questão financeira e também com mais oportunidades e o estímulo para o aprimoramento contínuo.   

Vemos agora uma possível greve se desenhando na rede estadual de ensino, que ocorreria na última sexta-feira (25), e agora se desenha para o próximo mês. O Governo do Estado se antecipou e conseguiu uma liminar na Justiça, prevendo um percentual determinado de professores em sala de aula e uma audiência de conciliação para o próximo dia 5, porém, de acordo com a Apeoesp, sindicato da categoria, a pauta de reivindicações foi entregue em fevereiro e o retorno do Estado na última quinta-feira (24) não considerado suficiente. 

Nossos votos de que se alcance a conciliação e as aulas transcorram dentro do previsto. Que a negociação siga os melhores parâmetros para que os profissionais tenham o reajuste merecido, e o reconhecimento venha dentro e fora da sala de aula. Já que um outro problema tem sido a violência contra os professores, por vezes desrespeitados no exercício de sua função pelos estudantes. 

É urgente retomar o olhar e a atenção de outros tempos para a categoria, valorizando toda a equipe escolar, aqueles que trabalham a cada dia pela formação do futuro do país para que tenhamos uma sociedade que evolua positivamente, para alcançar um desenvolvimento sustentável.