Entre tantas datas importantes do mês de abril, está a celebração dos povos originários, dos indígenas, que têm um papel fundamental na história e nas tradições brasileiras. Claro que é um reconhecimento que deve permear todo o ano, valorizando as origens do país e preservando essa cultura tão fundamental. E no lugar das antigas festas com referência aos índios, que eles mesmos possam ser protagonistas de eventos e mobilizações que destacam os povos originários em sua essência.
Entre os destaques, os povos indígenas serão homenageados com um evento especial em Bertioga na próxima semana, o Aldeia Viva – Cultura e Tradição. A cidade abriga as Terras Indígenas Guarani do Ribeirão Silveira, divididas em cinco aldeias, com 550 indígenas e 150 famílias. Já Arujá receberá, no início de maio, Festival Indígena União dos Povos (Fiup), reunindo indígenas de 15 etnias e o público não-indígena. Os dois eventos vão trazer apresentações culturais e ressaltar as tradições culturais e ancestrais dos povos.
O resgate das tradições, da ancestralidade brasileira, é fundamental para que a população conheça suas origens e um outro lado da história que não está nos livros escolares e também deve ser estudada. É preciso reconhecer as contribuições dos povos originários e as dívidas sociais com essa hoje minoria da população.
A integração respeitosa e compartilhada entre os povos que formaram e formam o país é fundamental para avançar enquanto nação e sociedade. Que a união de esforços seja reforçada e fortalecida no intuito de dar voz a todos, garantindo o protagonismo e que suas demandas que devem ser ouvidas para a merecida qualidade de vida, sem abrir mão de suas origens.
O Brasil é multicultural e deve preservar suas raízes e tradições, ainda mais diante da globalização que traz tantas influências externas, de outros países, algumas até já integradas, mas que podem acabar conquistando um espaço para além, fazendo com que o país perca sua essência, seus diferencias perante ao mundo. Que possamos sempre reconhecer e saudar os povos que deram origem e fazem parte dos brasileiros.