Criar um programa de fidelidade para manter os clientes e incentivá-los a retornar faz muita diferença na sua operação. Quando bem feito, o programa aumenta a frequência de compra, e fideliza os consumidores.
1.Uma das chaves para o sucesso de um programa de fidelidade é garantir que as recompensas sejam relevantes. Uma padaria pode oferecer pães grátis ou % de desconto após a 10ª compra, por exemplo. Essa simples recompensa cria um incentivo real para os clientes retornarem, especialmente os que compram regularmente.
2.O programa deve ser fácil de entender e utilizar. Quanto mais simples, maior será a adesão. Um restaurante pode criar um sistema onde o cliente ganha 1 ponto por cada R$ 15 gastos. Ao atingir 50 pontos, ele recebe uma refeição gratuita. Isso facilita o engajamento, pois os clientes sabem exatamente o que precisam fazer para obter a recompensa.
3.Personalização é um fator importante para manter os clientes engajados. Uma cafeteria pode coletar informações sobre as preferências de seus clientes e, com base nisso, oferecer recompensas específicas.
4.Clientes fiéis esperam algo a mais. Em uma loja de roupas, convide os membros do programa para eventos exclusivos com descontos e experiências especiais. Isso dá aos clientes uma sensação de exclusividade e faz com que se sintam valorizados.
5.A adesão ao programa deve ser fácil e rápida. Um simples cadastro no sistema de pontos pode garantir que os clientes sejam automaticamente incluídos no programa de fidelidade, sem necessidade de etapas complicadas. Quanto mais acessível for o processo de adesão, maior será a adesão ao programa.
Por fim, o programa de fidelidade bem feito não apenas atrai mais clientes, mas também os mantém engajados com sua marca. Ao oferecer recompensas boas, simplificar o processo de participação e personalizar a experiência, você cria uma relação mais forte com seus consumidores, além de criar defensores da sua marca.
Fabio Inoue (fabioinoue@hub.etc.br) é publicitário e professor universitário. Trabalha com Pesquisa de Mercado e é sócio da HUB Inteligência & Pesquisa e da GeoInsight - Consultoria em Geomarketing