Audiovisual
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, anunciou nesta sexta-feira (14) a criação do Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista durante a 75ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale). O objetivo é fortalecer o setor e consolidar o estado como polo de produção de conteúdo de alta qualidade. O plano prevê investimentos estratégicos em diversas áreas, incluindo governança, infraestrutura, formação, fomento e promoção internacional.
Audiovisual II
O desenvolvimento do plano estadual envolve ações, como a Criação de uma Film Commission, que dará apoio à formação de comissões municipais em cidades foco, fomentando a produção audiovisual em todo o estado. Além disso, a Film Commission irá realizar um levantamento das locações de interesse e da infraestrutura disponível em cada cidade, apoiando também a definição de protocolos de filmagens e treinamento de gestores.
Audiovisual III
Também deve ser criado o Circuito Paulista de salas de cinema, como forma de ampliar a rede de salas de cinema, incluindo parcerias com universidades, Fatecs, Etecs e outras instituições. E como parte das iniciativas de valorização do setor audiovisual paulista, será realizada em julho a Mostra Paulo Gustavo, que contará com palestras, workshops, aulas magnas, feira de economia criativa e exibição de filmes convidados, além de obras restauradas digitalizadas. A Mostra também contará com a participação de produções incentivadas pela Lei Paulo Gustavo no estado de São Paulo.
Correios
Os Correios lançaram, na última quarta-feira (12), um selo postal institucional em celebração ao Plano Pena Justa. O Plano Nacional para Enfrentamento do Estado de Coisas Institucional nas Prisões Brasileiras foi elaborado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e reúne medidas para combater e dirimir violações de direitos humanos nos presídios brasileiros.