A frota de veículos das cidades aumenta a cada ano, como destacamos na edição de hoje, com base em dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP). A mobilidade urbana, aliás foi um dos temas abordados com candidatos a prefeito da região no especial “Qual é o Plano?”, com as mais variadas propostas para melhorar o ir e vir nas cidades. 

Os desafios são muitos e a individualização do transporte não parece a melhor solução. Uma das grandes bandeiras de alguns candidatos na região foi a tarifa zero no transporte público coletivo, como já existe em Santa Isabel, e está sendo estudado em outras cidades. A ideia tem seu mérito, mas para que se efetive é preciso que haja uma sustentabilidade para manter o serviço de forma gratuita e oferecendo a devida qualidade para os passageiros.  

Um transporte público mais eficiente certamente contribuiria para menos carros nas ruas, o que também tem reflexos positivos no meio ambiente. Além de reduzir o tráfego intenso de veículos que já presenciamos em vias principais das grandes cidades da região em horários de pico, como logo pela manhã e no fim da tarde, lembrando o trânsito turbulento da capital.  

Aqui também vale ressaltar a grande expectativa de melhorias no transporte sobre trilhos que corta a região, com o projeto em andamento para concessão das linhas 11 e 12 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A proposta, apresentada pelo Governo do Estado, prevê reforma nas estações já existentes, e uma reivindicação antiga da população mogiana que é a chegada do trem até Cezar de Souza. 

Destaque também para outro modal que vem avançando, mas ainda não parece estar totalmente contemplado nos planos viários: a bicicleta. Meio de transporte e de lazer para muitos, seus usuários ainda enfrentam trajetos arriscados sem o mínimo de suporte. 

Ainda há muito a ser feito para a melhoria da mobilidade nas cidades, que ainda privilegia os carros, em detrimento de outros meios de transporte. O desafio está aí para os gestores novos e reconduzidos ao cargo, como também para a sociedade que precisa se mobilizar na busca pelo melhor para todos.