O primeiro dia do mês de outubro tem um significado especial. Ele celebra o Dia da Pessoa Idosa, uma parcela da população que cresce mais a cada dia e é o futuro de todos, mesmo os mais jovens, já que o contrário, é ter a vida abreviada. São milhares de pessoas com uma série de demandas pouco vistas pelo poder público, ainda focado em proporcionar bailes, bingos e o estímulo à atividade física com as academias ao ar livre, presentes na maioria das cidades. Pouca atenção é data a vivência de cada um, e para as experiências acumuladas ao longo da vida, além da possibilidade de continuar aprendendo sempre, seja adquirindo novos conhecimentos ou aprimorando os que já tem.

Como outras falsas minorais, é preciso que as pessoas idosas sejam convidadas a ocupar os mais diferentes espaços, fazer parte da vida em sociedade, mantendo-se ativa e colaborativa na medida que é possível. Precisamos de políticas que sejam construídas não para, mas com a participação deles para que sejam efetivas e alcancem realmente um envelhecimento digno e saudável. 

Em uma outra ponta, a data também traz a reflexão sobre o envelhecimento da população em geral, já que desde o nascimento começamos a envelhecer, vivendo fases diferentes da vida, que devem também ser de oportunidades para uma vida saudável e digna, que vai resultar em um futuro mais promissor, não só de forma individual, mas para o coletivo, impulsionamento o desenvolvimento social e consequentemente econômico de nossas cidades. 

Vale ressaltar o período eleitoral, uma vez que a partir dos 70 o voto não é obrigatório, mas como bem destacou a vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Mogi das Cruzes, Juraci Almeida, é fundamental participar, se colocar e acompanhar o processo eleitoral. Como todos os demais, pesquisando e conhecendo os candidatos para que definir quem melhor representará seus anseios e suas demandas. 

O dia é da pessoa idosa, mas também é de todos, que ainda serão idosos. Lutar por melhores condições para envelhecer impacta positivamente a todos e ao futuro que almejamos.