A “festa da democracia”, no último domingo, transcorreu sem novidades na região. Nas proximidades das escolas, muitos santinhos dos mais diversos candidatos espalhados pelo chão, e também movimentações indicando boca de urna em alguns locais. São condutas não permitidas, mas infelizmente comuns no domingo de votação do primeiro turno das eleições. Aliás todas as cidades encerram o processo eleitoral, não teremos segundo turno neste ano.
Os resultados, a voz das urnas, também não trouxeram muitas surpresas, com seis das dez cidades da região reelegendo seus prefeitos, alguns deles com ampla margem sobre os adversários. Como temos dito nos últimos dias, nossos votos é de que os eleitores tenham feito a melhor escolha, e que sejam bem representados a partir de janeiro do próximo ano também nas Prefeituras, como nas Câmaras Municipais, que pelo que temos acompanhado também não tiveram uma grande renovação. Fique atento para fiscalizar a atuação dos candidatos em que você votou, se eles foram eleitos.
Entre os partidos, o PL, presidido por Valdemar Costa Neto, é o grande vitorioso, conquistando cinco prefeituras, incluindo as principais cidades da região: Mogi das Cruzes, com Mara Bertaiolli; Suzano com Pedro Ishi, e Itaquaquecetuba, com Eduardo Boigues. Destaque também para o Podemos, vitorioso em três cidades: Salesópolis, com Rodolfo Marcondes; Santa Isabel, com a reeleição do Dr. Carlos Chinchilla, e também em Ferraz, com o novo mandato de Priscila Gambale.
E para quem não acredita muito em pesquisas, Saulo Souza (PP) confirmou o resultado do levantamento divulgado pelo Mogi News/Dat na semana passada e é o novo prefeito de Poá.
Agora renovamos nossa expectativa de importantes melhorias para a região, e que os eleitos concretizem o que apresentaram em seus planos de governo. Vale ressaltar ainda nossos votos de que o processo de transição em algumas prefeituras, onde houve mudança no poder, transcorra da melhor forma possível, colocando sempre a população em primeiro lugar.