Com altíssima incidência no mundo, as doenças psíquicas, também conhecidas como doenças psicológicas ou transtornos mentais, são alterações na mente que podem afetar o humor, o raciocínio e o comportamento. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até o fim da vida, ao menos 25% das pessoas no mundo terá manifestado um transtorno mental. Essas enfermidades podem causar problemas em diversas áreas da vida, como pessoal, amorosa, familiar e profissional. Mas também levar a distúrbios físicos. Sabe aqueles fios de cabelo que começaram a cair com mais frequência, de repente, e, aparentemente, sem motivo algum? Então, pode ser, por exemplo, resultado de estresse!
Ocorre que, o esgotamento mental resulta na liberação de cortisol e de substâncias que interferem no ciclo e na saúde dos cabelos. Como consequência, quando ocorre um desequilíbrio, há queda e lentidão no crescimento dos fios.
Doenças já existentes no couro cabeludo, como dermatite seborreica e psoríase, podem ser exacerbadas quando se está num quadro de desequilíbrio psicológico. Além dessas patologias, existem outras, como a tricotilomania e a tricofagia (hábito de arrancar os cabelos e/ou pelos e até mesmo ingeri-los), caracterizadas como distúrbios psiquiátricos e que têm relação com a saúde psíquica - o que, sempre importante frisar, exige tratamento com profissional habilitado.
Há, ainda, relação da perda imunológica, que pode ser pelo estresse, e o consequente desencadeamento de doenças autoimunes, como a alopecia areata. Quadros de ansiedade e de depressão, muitas vezes, são acompanhados de problemas capilares, que tendem, inclusive, a piorar o problema.
Ver os cabelos caindo afeta sobremaneira a autoestima das pessoas, provoca tristeza, angústia, incertezas e, de maneira sintomática, distúrbios de imagem. Portanto, cuidar da mente é primordial para a qualidade de vida, bem como para a saúde capilar.
Dra. Thálita Rodrigues Eufemia (dermathalita@hotmail.com) é médica e tricologista, com certificação pela International Association of Trichologists (Sidney - Austrália); doutoranda em Ciências Biomédicas; e diretora da JM Renaissance.
Opinião
04/09/2024 às 06:42
artigo
Saúde mental e cabelos
Por: Dra. Thálita Rodrigues Eufemia
Foto: Divulgação