No topo da lista das principais reivindicações da população, certamente está a Educação. Base para o desenvolvimento de qualquer território e para a formação de cidadãos mais participativos e críticos, a luta de todos é por uma educação de qualidade oferecida desde os primeiros anos de vida. 

Claro que os avanços existem e são muitos, mas ainda temos importantes defasagens, parte delas ainda herança dos tempos da pandemia de Covid-19. Afinal o ensino on-line não chegou a todos, e até hoje ainda temos a deficiência de um serviço de melhor qualidade e aparelhos melhores mais acessíveis. Os celulares estão nas mãos de todos, por vezes até mais de um aparelho por pessoa, mas qual a qualidade desse produto? E qual o nível de letramento digital de seus usuários? 

Os desafios da educação são gigantescos como as dimensões de nosso país, e não é diferente na nossa região. Vemos as reivindicações de profissionais das Escolas Técnicas (Etecs), destaque no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado recentemente, mas que enfrentam, como outras escolas, problemas estruturais e de reconhecimento e valorização de seus docentes e da equipe escolar de forma geral. 

Mesmo com um valor mínimo definido de investimento para os governos, ainda é preciso mais para alcançarmos números ainda melhores. Só teremos alunos melhores preparados para o presente e o futuro que ainda está por vir, se o corpo docente for devidamente valorizado. 

Se o problema é burocrático para uma revisão de carreira, para melhores salários, que sejam encontradas soluções para acelerar esse passo e, assim podermos avançar. 

Recentemente destacamos também o projeto das escolas cívico-militares do governo do Estado, e como falamos na ocasião, o foco pode até ser novos modelos de ensino, mas é preciso focar no básico. Vamos voltar nossa atenção para os profissionais que estão formando as próximas gerações, dando a eles não apenas o respeito merecido, mas também condições para seu crescimento pessoal e na carreira, o que impactará positivamente toda a Educação.