Saúde é um assunto que deve vir sempre em primeiro lugar na vida de qualquer pessoa. É por isso que as pessoas costumam fazer exames, consultas com especialistas de forma  rotineira, certificando-se se que todo o corpo esteja dentro da normalidade ou próximo.

O envelhecimento do músculo, um processo natural envolvendo perda de massa, força e função musculares, é denominado Sarcopenia. A progressiva diminuição de massa muscular é um processo que afeta a todos no decorrer da vida e a partir dos 40 anos, há uma redução de cerca de 8% da massa muscular a cada década. Portanto, entender as fases da atividade física e planejar um cronograma de exercícios com o profissional correto,  tendo em mente que vai ser preciso ter paciência, mas que os resultados com uma boa “pitada” de disciplina irão chegar.

 

Além do acompanhamento de um profissional, os cuidados com a saúde muscular se aliam a outras três importantes práticas: exercícios físicos, que quando regulares, ajudam no fortalecimento muscular e na  mobilidade, alimentação saudável, que quando rica em nutrientes essenciais, ajudam no bom funcionamento muscular e suplementação, que auxilia na regeneração e aumento de massa dos músculos.

 

Portanto, lembre-se de começar a cuidar da sua saúde muscular antes de aparecerem os primeiros sinais de enfraquecimento. Levar uma vida equilibrada, com a ajuda da suplementação, garante não apenas a boa saúde dos músculos, mas diversos outros benefícios para aproveitar o melhor da vida em cada etapa etária. 

 

 Dr. Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e Diretor Científico da Associação Brasileira de Perícias Fisioterapêuticas - ABRAPEFI  - @abrapefi