O Geomarketing é o campo que se dedica a analisar a relevância geográfica na estratégia de marketing de uma empresa. Isso significa que as condições geográficas e demográficas do local desempenham um papel vital no seu sucesso.

Um conceito-chave do geomarketing é o de "barreiras invisíveis". Estas não são barreiras físicas reais, como paredes ou portões, mas sim características ou condições locais que podem influenciar sobre a facilidade/dificuldade de acesso ou atração de clientes para uma empresa.

Imagine um consultório odontológico instalado próximo a um viaduto movimentado. À primeira vista, parece uma localização estratégica por conta do alto fluxo de veículos. No entanto, o viaduto pode representar uma barreira invisível, já que o barulho e a dificuldade de acesso a pé podem desencorajar potenciais clientes.

Uma cafeteria localizada do outro lado de uma avenida com três ou quatro faixas, alta velocidade e duas mãos de direção opostas. Mesmo que a cafeteria esteja em uma área densamente povoada, a avenida pode impedir que muitos consumidores em potencial façam a travessia, tornando-se uma barreira invisível para o negócio.

Estar perto de uma praça abandonada ou um parque mal cuidado pode ter um impacto negativo. Mesmo com um grande número de residências próximas, a insegurança associada a esses espaços pode desencorajar as pessoas de visitar o negócio.

Identificar barreiras invisíveis é fundamental na tomada de decisão ao considerar locais para empresas. Além disso, tenha em mente que algumas barreiras não são fixas e podem mudar com o tempo. Uma área que é inacessível ou insegura agora pode ser revitalizada e se tornar atraente no futuro.

Como é o entorno e acesso da sua loja, consultório ou restaurante? Quais são os problemas que o local oferece? E as vantagens? Liste tudo, compare e analise. O seu entorno te dará mais respostas do que imagina. E pense bem nisso ao escolher um local para o seu próximo negócio.


Fabio Inoue (fabioinoue@hub.etc.br) é publicitário e professor universitário. Trabalha com Pesquisa de Mercado e é sócio da HUB Inteligência & Pesquisa e da GeoInsight - Consultoria em Geomarketing