O quadro "Noli Me Tangere", cujas palavras latinas significam "não me toques", é atribuído ao filho de El Greco. Ao raiar do primeiro dia da semana, domingo, Maria permaneceu junto à entrada do túmulo vazio, chorando. Disse-lhe Jesus: "Maria! voltando-se lhe disse: "Mestre!"  Após este momento o, artista retrata a parte seguinte da história, quando Maria Madalena reconhece a pessoa de Cristo aproxima-se como para tocá-lo. Ele lhe diz: "Noli me tangere (não me toques ou não me detenhas); porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e diga-lhes que eu ressuscitei". 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!


Ao alongar com seu pincel as figuras de Jesus e Maria Madalena, El Grego e seu filho objetivavam mostrar sua convicção que a proporção perfeita significa estagnação e simboliza a morte, no entanto, o dinamismo expresso em "Noli Me Tangere" significa vida, e proclama a eternidade. Jesus ao proferir esta frase para Maria Madalena buscou, naquele momento de grande alegria, se desembaraçar das responsabilidades humanas para festejar no Céu, com o Pai, Sua vitória sobre a morte. 

Nas comemorações da Paixão e da Ressurreição de Cristo, como cristãos, também festejamos com amor e gratidão ao Filho de Deus que proclama a todos: "Veja, a cruz está vazia. Eu não estou mais pregado nela. Não te detenhas com o Cristo morto. Vai e anuncia a todos essa notícia alvissareira que eu ressurgi dos mortos, que Eu estou vivo e que Eu venci a morte. Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim". Páscoa significa "passagem". 

No cativeiro do Egito o anjo da morte passou por cima das casas dos judeus, e onde havia nos umbrais da porta o sangue do cordeiro pascal foram os primogênitos protegidos da morte ,O verdadeiro sabor da Páscoa, não é o chocolate, é o sentimento profundo de amor e gratidão a Deus por nos ter enviado seu Filho Unigênito, Jesus, o Cordeiro Pascal  que com seu sangue nos livrou na passagem da morte para nos dar a vida eterna. 


Mauro Jordão é médico.