Mal dizemos adeus ao mês de abril, e o ritmo que antecede às eleições municipais começa a se acelerar. O tempo corre para os pré-candidatos ao Executivo e ao Legislativo das cidades, que partem em busca de apoio para se manter no cargo ou estar pela primeira vez em um cargo em que vai representar as demandas da população, e este deveria ser o maior objetivo dos candidatos. 

O tempo também urge para os eleitores que precisam regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, uma vez que o voto é obrigatório e há incidência de multa e outras restrições para quem não está em dia com suas obrigações eleitorais. Mas, mais que uma cobrança judicial, o momento deveria ser de conscientização sobre a importância do voto, de estar avaliando realmente os candidatos que vão se apresentando e o que podem fazer pela população.

Conhecer o histórico de cada candidato, seja postulante a prefeito ou vereador, é uma parte importante do processo, e temos a Lei da Ficha Limpa para mostrar quem não poderia estar na disputa. Avalie, compare, e também esteja atento às promessas. Nem tudo cabe a prefeitura, muitos projetos e demandas são exclusivas do Estado ou do governo federal, e só chegarão aos municípios com parcerias fortes, com força política. 

A força política não é apenas a interlocução direta e de forma individual com o Estado, mas a união de esforços como tem feito o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), que inclusive ganhou o símbolo mais por ter ido além do grupo de cidades que conhecemos. 

Nesse processo também a parceria se dá com a população, ouvindo suas demandas, acompanhando seu dia a dia, e não apenas nesse momento pré-eleitoral, esse deveria ser um compromisso cotidiano de todos que se propõe a uma vaga na disputa eleitoral, seja no âmbito municipal, estadual e até mesmo federal. 

A política não se restringe aos partidos, e a polarização que se fortaleceu nos últimos anos, ela é construída no dia a dia, com diálogo entre diferentes legendas e a soma de esforços para transformar as demandas em políticas públicas que alcancem a todos.