Tenho ouvido muita gente reclamar das 24 horas do dia como sendo pouco para cumprir todas as nossas obrigações. É interessante pensar que Deus nos deu, de presente, esse planeta tão colorido chamado Terra para a gente administrar e se alegrar. Deus fatiou um pedacinho da eternidade para nos dar o tempo dividido em dias, para trabalhar, e noites para descansar, sendo essa divisão causada pela volta que a Terra faz sobre si mesma, chamada de rotação, em 24 horas. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

O outro movimento é o orbital que a Terra realiza em torno do sol em 365 dias que perfazem um ano e que é chamado de translação. Tempo certo para espaço definido. É só observar que a criança nasce sem os dentes porque não precisa deles durante o tempo que se alimenta somente de leite, mas depois de seis meses vem a papinha e a seguir o alimento sólido que exige os mesmos para mastigar. 

A gestante se queixa de muito sono, mas é providencial para que se poupe ao não realizar excesso de trabalho, que pode ser prejudicial. Há a estação própria para a fruta e o cereal serem colhidos. No tempo da Jovem Guarda Tito Madi nos brindou com a música "Menina Moça" ( um trecho da letra): "Tudo tem seu tempo certo/ tempo para amar...". Sem tempo para administrar bem o espaço que possuímos nos tornamos escravos das cansativas e intermináveis obrigações da vida. Remir o tempo é libertá-lo da escravidão que nos rouba a alegria de viver. 

O sorriso suaviza o relacionamento das pessoas que estão de um lado e do outro da mesa, ou do balcão, ou no transito congestionado neste mundo apressado no qual vivemos. Infelizmente, no geral, damos primazia em cuidar dos outros em vez de nós mesmos. Já nascemos e crescemos com amor suficiente para preservar nossa vida. Paulo escrevendo à igreja de Eféso: Efésios 5-17: "Portanto, vede prudentemente como andaIs, não como néscios, e, sim, como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor".


Mauro Jordão é médico.