Início de ano, o mundo deseja ter em 2024, como se canta em todo réveillon "muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender"; e por que não? Para todos "sorte no amor". Entre mil livros de autoajuda, a mensagem que Jesus deseja passar para nós em seu discurso sobre o Bom Pastor, em João 10: 9-16, é diferente: "Eu sou a porta das ovelhas. Se alguém entrar por Mim, será salvo, entrará e sairá e encontrará pastagem".  Ele nos diz ser a "porta", mas não uma porta, Ele é a única porta. Sendo porta Ele abre a entrada no aprisco somente para as suas ovelhas que O conhecem e que por Ele são conhecidas. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Os donos de bancos também abrem ou fecham as portas dos seus investimentos conforme o interesse diversificado dos seus clientes. No entanto, os banqueiros temem que na sua muralha de segurança possa haver alguma "brecha" que permita a invasão dos hackers do mal que podem realizar mudanças no sistema e causar grandes perdas financeiras; então contratam os "hackers do bem", também chamados de "caçadores de recompensa", muito bem pagos para vasculhar de modo minucioso e exaustivo todo sistema de segurança em busca de alguma falha. 

Brecha não tem porta, e deixa entrar ou sair qualquer coisa sem censura. Na nossa vida espiritual as brechas do pecado derrubam a santidade e impedem a santificação. Como fechar essas brechas? Temos a ajuda do Espírito Santo, o "hacker do bem" que aponta a brecha por cuja abertura se permite entrar e sair para pecar. Se houver arrependimento e confissão do pecado haverá perdão e o fechamento da brecha, e assim com acesso a Jesus, a porta, temos o prazer da comunhão diária com Deus. 

Jesus continua seu discurso dizendo "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância". Essa abundância é para quem possui as virtudes dos três primeiros "gomos" do fruto do Espírito: amor, paz e alegria. Amor não da razão, mas do coração; paz não negociada, mas a paz eterna de Jesus e a alegria do Senhor que é a minha força de viver. O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas. 


Mauro Jordão é médico.