Uma modalidade de ensino que tem crescido muito é o ensino à distância. Embora alguns tenham suas restrições ao conteúdo oferecido aos alunos por algumas instituições particulares, não há como negar que se trata de uma importante plataforma que democratiza ainda mais o ensino, permitindo que cada vez mais pessoas tenham acesso à educação, inclusive no nível superior. 

Nós temos o exemplo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a Univesp, uma iniciativa governamental que oferece uma ampla gama de cursos como destacamos na edição de hoje. Apenas na região do Alto Tietê, são mais de 800 vagas disponíveis, e a modalidade ainda permite que o aluno faça o curso até mesmo em outra localidade. 

Os cursos são oferecidos abrangem três eixos: Licenciatura, com cursos como Letras, Matemática e Pedagogia, graduando novos professores; Computação, abrangendo Ciência de Dados, Engenharia da Computação ou Tecnologia da Informação (TI), uma área que precisa sempre de novos profissionais; e Negócios e Produção, com alternativas em Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais. São campos de atuação importantes que atendem as demandas dos novos tempos e as eternas que são os profissionais da educação. 

Ainda vivemos em um país com grandes problemas na educação, e quanto mais oportunidades forem oferecidas para será benéfico para todos. Claro que a solução não está apenas no ensino superior, e que a modalidade à distância merece ser avaliada de perto para garantir a qualidade do conteúdo oferecido, o investimento principal deve ser na base, na formação desse aluno que dá os primeiros passos na sala de aula, e os pais já almejam sua chegada à graduação, seja de forma on-line ou presencial. 

A educação certamente é a chave para o crescimento do país, para sermos a nação que merecemos, reduzindo as desigualdades que criam abismos que parecem intransponíveis. É com investimento, bons projetos, políticas públicas eficientes e profissionais bem remunerados e engajados, que cresceremos enquanto sociedade e também economicamente.