O ano começa carregado não apenas de otimismo e esperança em dias melhores, mas, como já destacamos aqui, são muitos os compromissos financeiros, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Como trazemos na edição de hoje, neste ano a arrecadação do tributo pago por motoristas pode alcançar quase R$ 700 milhões nas cidades da região.

O pagamento do imposto nos faz refletir sobre a grande carga tributária cobrada da população brasileira a cada ano, que, nem sempre encontra contrapartida nos serviços básicos, como o acesso à saúde, educação e segurança. São serviços essenciais que por vezes deixam a desejar, seja no âmbito municipal, estadual ou federal. 

De acordo com o Impostômetro, plataforma criada pela Associação Comercial de São Paulo, que contabiliza os impostos pagos no país, e também nos estados e por cidade, o ano mal começou e já foram pagos mais de R$ 93 bilhões em impostos no país. Um valor que permitiria comprar mais de 133 mil apartamentos de três quartos. 

Diante desse valor tão impressionante, ressaltamos a importância de começar o novo ano com otimismo, esperando melhorias nas mais diversas áreas, e para isso é fundamental também a vigilância e cobrança do poder público sobre a destinação dos recursos arrecadados. 

Vale lembrar também este é um ano de eleições municipais, da escolha dos representantes que teremos no Legislativo municipal e principalmente dos gestores dos recursos públicos nas cidades a partir de 2025, dinheiro que vem dos impostos pagos a cada aquisição de um bem ou serviço, independentemente do valor. Por isso é preciso conhecer bem os candidatos, se o que propõe é realmente viável e realmente cabe a esfera municipal. 

Estar em dia com o fisco é importante, é nossa contribuição para a máquina pública trabalhar, para a execução das políticas públicas, mas ela precisa trabalhar a favor da população, especialmente dos mais vulneráveis. É preciso estar atento a gestão do que é arrecadado com os muitos tributos para que as demandas sejam realmente atendidas.