Praticar esportes ou realizar atividades físicas em geral exigem um preparo físico, senão buscar essas condições as chances de lesão aumentam. Isso acontece, pois sem um condicionamento prévio, os músculos ou as estruturas de suporte (ossos, cartilagens e tendões), se não estiverem preparadas para o estresse físico provocado pela prática esportiva, a probabilidade de lesões aumenta. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Lesões ao praticar esportes, acontecem principalmente devido a execução incorreta das técnicas, isso ocorre mais facilmente nos atletas amadores, que muitas vezes escolhem um esporte sem se preocupar em receber os direcionamentos de um profissional naquela modalidade.

Ao praticar um esporte também é importante ter atenção ao local escolhido para realizá-lo, por exemplo, caso você escolha correr em uma rua com muitas irregularidades no solo, buracos, dia chuvoso sem dúvida, maiores são as chances de se lesionar. Algumas são as lesões mais comuns durante os treinos, entorses ocasionada muita das vezes por tropeços, rotações ou torções inesperadas forçando estruturas como ligamentos e cápsulas articulares. Por isso, é importante ter cuidado ao praticar esportes que envolvam rotações ou torções. 

Existem lesões mais perceptíveis como, por exemplo, fratura, afinal elas geram a separação dos ossos. Elas costumam ocorrer quando sofremos algum impacto direto durante o treino. Pode ser uma queda ou mesmo o recebimento de um peso inesperado. 

A prevenção é sempre o melhor caminho para manter o bem-estar e a saúde do corpo. Alguns cuidados que devem ajudar: sempre aqueça seu corpo antes dos treinos, aumente gradualmente a intensidade dos exercícios, tenha acompanhamento profissional, fortaleça a musculatura, descanse o corpo entre os treinos, use equipamentos adequados, observe e escute seu corpo.



Dr. Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e diretor científico da Associação Brasileira de Perícias Fisioterapêuticas - ABRAPEFI - @abrapefi