Como é bom ser crianças e ter o privilégio de aproveitar uma boa temporada sem ‘grandes responsabilidades’. Estudantes de todas as idades concluíram mais um ano e agora contemplam um merecido período de descanso. Nesta mesma fração de tempo, muitos responsáveis fazem a dança das cadeiras para dar conta de toda a rotina, e agora, também com os filhos em casa.

A maioria das famílias já se planejam para passar essa época do ano de férias junto com as crianças, e assim aproveitar ao máximo os dias de folga. Alguns viajam para o litoral, local que precisa de atenção redobrada nessa época do ano, já que as praias estão lotadas de turistas e os riscos de desaparecimentos e afogamentos, dobram. Tem famílias que preferem ir para o campo apreciar a natureza, outras aproveitam a disponibilidade da casa dos avós e, por aí vai. 

Realmente são muitas opções e nessa fase as crianças precisam mesmo é curtir. É preciso tirar um tempo das telas, da tecnologia e mergulhar em um mundo de brincadeiras e diversão.

Mas, como dizem que tudo que é bom dura pouco, já estamos quase finalizando a primeira quinzena de janeiro e logo se inicia o período de volta às aulas. As unidades particulares voltam no final deste mês, já as escolas municipais e estaduais devem retornar na primeira semana de fevereiro. O que para alguns pode ser alívio retomar a rotina, para outros a adaptação é mais longa. Por isso é importante começar com antecedência a organização. Alinhar hora do sono, alimentação e controle da internet uma semana antes do retorno pode facilitar a volta à rotina.

Outro ponto que também deve ser visto antes do retorno, é a compra de material escolar, a previsão é que os produtos fiquem entre 7% e 9% mais caros, em 2024. Essa estimativa foi divulgada pela Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares. As despesas não param por aí. Ainda tem o uniforme e calçados, já que muitas crianças não vão usar os mesmos números do ano passado. Embora as obrigações sejam muitas, todo início de ano vem com boas expectativas. Que seja um ano produtivo para todos os nossos leitores.