Saúde mental 

Durante uma entrevista concedida nessa semana, o vereador mogiano José Luiz Furtado (PL) recebeu um comentário bastante desagradável de um espectador sobre seu corpo, destacando que ele deveria fazer um regime. A situação não passou batido pelo parlamentar, que aproveitou para destacar como ações assim podem afetar o emocional das pessoas e a importância do Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a saúde mental.
 
Saúde mental II

Segundo Furtado, comentários assim podem “ser prejudiciais e desencadear gatilhos emocionais ou psicológicos capazes de provocar emoções que comprometam a estabilidade emocional, levando pessoas, inclusive, ao suicídio”. Ele completou dizendo que saúde vai além da estética. “Sejamos gentis uns com os outros!”

Cultura
O Museu da Língua Portuguesa está recebendo inscrições para a terceira edição do Plataforma Conexões até o dia 29 de fevereiro. O projeto, que visa apoiar e dar visibilidade a projetos de artistas e grupos iniciantes, selecionará dez trabalhos em 2024, em áreas como música, literatura, dança e performance. 

Línguas africanas

O tema do ano é Línguas Africanas no Brasil, o mesmo da próxima exposição temporária do museu, que será inaugurada em maio. Os escolhidos terão a oportunidade de se apresentar nos espaços da instituição, gratuitamente, tanto para o público do museu quanto para os usuários da Estação da Luz. Os trabalhos contemplados terão suas apresentações programadas entre março e dezembro de 2024.

Quem participa

Podem participar do processo artistas solo ou grupos, pessoas físicas, jurídicas ou integrantes de cooperativas, que residam ou tenham sua sede no Estado. As pessoas ou grupos devem ser iniciantes, ou seja, devem ter realizado no mínimo uma e no máximo seis produções na área cultural na qual desejam se inscrever. Mais informações pelo site https://www.idbr.org.br/edital-plataforma-conexoes-museu-da-lingua-portuguesa/