O ano de 2023 foi de muito aprendizado e de desafios superados. Um deles foi fazer parte do grupo de profissionais de saúde mental selecionados para atender vítimas da guerra de Israel. Foram pouco mais de 200 assistidos, 90 psicólogos mobilizados e 30 supervisões realizadas. 

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Há poucos dias, nos foi oferecida, na Sinagoga Charles Cohab, em São Paulo-SP, uma homenagem pelo trabalho prestado aos brasileiros repatriados e a quem ainda luta no conflito na Faixa de Gaza, desde quando o grupo terrorista Hamas deflagrou os ataques. Agradeço à Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) pela oportunidade, pelas horas de acolhimento que pudemos ofertar a quem mais precisava e pelas capacitações.  

Desistir nunca foi opção por aqui. Que, tão logo, a paz seja restabelecida em Israel e no mundo, mas, sobretudo, na mente humana. A saúde mental, por vezes, tão preterida, é essencial neste processo. A compreensão do diferente, o respeito pelo outro e o exercício da tolerância são remédios poderosos e terapêuticos na busca pela paz interna, inclusive.  

Todos os conflitos externos que vemos, em algum momento, se iniciaram com uma má interpretação, com um pensamento ruim, com sentimentos e sensações pouco nobres vindo à tona.  

O ano de 2023 foi o ano de reforçar a importância da saúde mental para todos e nos mais diversos meios e ambientes - no trabalho, na escola, na vida social e no aspecto pessoal. É ela, também, que evita atrocidades, a violação, o crime, a automutilação e o suicídio.  

A guerra de todos os dias não acontece só lá fora, como já mencionei nas linhas acima. Ela é, primeiramente, interna. E só conseguimos ajustar a bússola por meio de autoconhecimento - tratando-se de uma busca individual. O caminho é árduo e longo. E a recompensa é a evolução - e coletiva.  

Que 2024 seja mais de fraternidade e união, e menos de conflito - com o outro e com nós mesmos. E, como costumo falar aos soldados da guerra de Israel: seja qual for o tormento lá fora, silencie sua mente e siga! 

 

*Dra. Luciana Inocêncio (luciana.inocencio@yahoo.com.br) é psicóloga e psicanalista; especialista em Transtornos Graves das Psicoses; em Psicologia Hospitalar e em Especialidades Médicas; e em Psicologia Clínica e em Teoria Psicanalítica.