Porque toda vida social e econômica se realiza sempre em um espaço concreto, que interage com todos os elementos ao seu redor. Tanto as atividades sociais como as empresariais são sempre afetadas pelo seu entorno, e o contrário também acontece.
Imagine um bairro residencial recebendo seu primeiro supermercado. O fluxo das pessoas a pé e de carro impactará nas ruas que darão acesso à loja, assim como os hábitos de compra dos moradores, a movimentação de dinheiro local e a empregabilidade. Se tudo der certo, o entorno manterá a operação desta loja sadia. Caso contrário, ela provavelmente fechará as portas em algum momento. O supermercado afeta o bairro e os moradores afetam o supermercado.
Mesmo os negócios online sofrem essa influência. Ao comprar um produto em um site, você está em algum lugar (casa, trabalho, etc) e o produto comprado está em outro lugar. A distância entre vocês influenciará no custo e/ou no tempo de entrega. Até porque, você provavelmente comprará o produto online caso não o encontre próximo de você ou encontre, mas sem uma oferta ou condição melhor (o espaço físico te influenciando novamente).
O espaço geográfico e o tempo são essenciais para explicar comportamentos e decisões humanas e econômicas. E justamente por isso o "onde" torna-se crucial nas análises das empresas.
Conhecendo melhor esse contexto e entendendo que o seu negócio depende e interage com o entorno, fica mais simples perceber a importância que a análise geoespacial pode ter para a sua empresa.
Por fim, pense no bairro onde você mora ou onde seu negócio está localizado. Você sabe, quantas pessoas vivem ali? Quais são as características locais? As faixas etárias dos moradores? Tipos de comércio e serviços presentes? As oportunidades latentes ou comportamentos obsolescentes? Os acessos e as barreiras invisíveis? Refletindo dessa forma, terminamos com a pergunta: Você realmente conhece a sua região/área?
Fabio Inoue (fabioinoue@hub.etc.br) é publicitário e professor universitário. Trabalha com Pesquisa de Mercado e é sócio da HUB Inteligência & Pesquisa e da GeoInsight - Consultoria em Geomarketing