Dirigir com cautela, de forma responsável, e evitar se envolver em discussões é questão de sobrevivência no trânsito. É necessário dirigir por você mesmo e por muitos outros motoristas, que, por vezes, utilizam o veículo de forma irresponsável e perigosa e colocam em risco a vida de outras pessoas.

Quando menos se espera podemos estar envolvidos em alguma situação de perigo no trânsito, e como reagimos faz toda a diferença. O que vale então é um comportamento mais calmo, pois uma reação violenta não só pode ser trágica para o condutor como resultar em um acidente, e assim algo banal pode ganhar proporções catastróficas.

Uma campanha que começa a ganhar destaque é o Maio Amarelo, dedicada a chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Haja vista que vivemos numa época em que a imprudência na direção é cada vez maior, iniciativas assim são fundamentais. E isso tanto em relação à maneira como motoristas e motociclistas se comportam e conduzem seus veículos, como à violência no trânsito.

No próximo mês, voltado para a conscientização, as prefeituras da região desenvolvem ações dedicadas à mobilidade, com foco na educação no trânsito, por meio de palestras e ações de prevenção. Este esforço é só o início dos trabalhos que precisam ser realizados, pois os índices de mortes na região, de acordo com os dados Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga), são preocupantes. As cidades do Alto Tietê estão em constante crescimento e as intervenções de sinalização, fiscalização e engenharia de tráfego, que completam os pilares da segurança viária, devem ser prioridade.

Exercer a gentileza e a cidadania no trânsito é essencial. Não querer fazer da via pública uma pista de corrida ou de disputa com quem você nem mesmo conhece pode evitar tragédias. Basta cada um fazer a sua parte: dando a vez ao pedestre, não empreendendo alta velocidade em locais que determinam o contrário, não fazendo ultrapassagens perigosas e desnecessárias, não esbravejando ou discutindo, etc. São inúmeras as formas para um comportamento que beneficie a todos.