A fibrose pulmonar é uma doença crônica causada pela lesão e cicatrização dos pulmões. A doença torna o tecido que envolve os sacos aéreos dos pulmões mais grossos, impedindo a passagem do oxigênio para a corrente sanguínea. Conforme evolui, essa alteração estrutural prejudica a troca gasosa, fazendo com que cérebro, coração e demais tecidos e órgãos não recebam o oxigênio necessário. Assim os pulmões vão ficando cada vez mais comprometidos e o paciente sofre mais com a falta de ar, pois o sintoma aumenta progressivamente. No princípio pode ser assintomática, aos poucos vai evoluindo e o sintoma mais comum é a falta de ar, quando realiza uma atividade física, e em seguida, ao realizar simples ações como se vestir, tomar banho e falar.
A doença causa tosse seca, falta de ar, cansaço, pode gerar perda de peso sem motivo aparente e outros sintomas. Não é contagiosa e pode estar associada com outro tipo de doença, como uma alergia respiratória. Fibrose pulmonar é o termo genérico que engloba todas as patologias que se manifestam como cicatrizes pulmonares. E pode acontecer, por exemplo, devido a inalação de substâncias que fazem mal para o corpo, como o mofo, a poeira, o feno e madeira velha.
Já a fibrose pulmonar idiopática é um subtipo que se caracteriza por apresentar fibrose sem nenhuma causa inflamatória, nem infecciosa ou autoimune é uma doença mais grave. Importante salientar que a fibrose pulmonar idiopática é um tipo de fibrose agressiva é o tipo mais grave de fibrose, além disso, muitas vezes a fibrose pulmonar é confundida com outras doenças, já que seus sintomas são comuns a diversos outros distúrbios respiratórios. Assim, com o diagnóstico errado e incompleto, os riscos passam a ser muito maiores à saúde.
Entretanto, já existem atualmente tratamentos que permitem retardar a progressão da doença, melhorando a qualidade de vida dos pacientes, por isso, procure sempre os especialistas pneumologista e fisioterapeutas respiratórios para melhor conduta e maiores esclarecimentos.
Dr. Luiz Felipe Da Guarda é fisioterapeuta e presidente do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CMAPD)