Nossa preocupação permanece em torno da segurança das escolas, que ontem teve importantes reforços anunciados pelo governo do Estado, principalmente no que tange ao atendimento psicológico, tão urgente e necessário. Profissionais estarão disponíveis nas Diretorias de Ensino e vão percorrer as unidades estaduais, contribuindo certamente para restabelecer as relações no ambiente escolar e recuperar a sensação de segurança perdida com os ataques recentes. Embora a violência já estivesse presente, com as agressões sofridas por professores e entre os próprios alunos que não raramente ganham destaque na mídia.

Outro ponto é a presença de segurança privados desarmados, que devem atuar como vigilantes e serem integrados à comunidade escolar, ajudando a identificar comportamentos e atitudes suspeitas. Que este trabalho se dê realmente pela criação de vínculos com estudantes e profissionais da educação, tendo caráter preventivo. É preciso cuidado também na inclusão de novos agentes no ambiente escolar, que este sejam devidamente preparados para um ambiente que requer empatia e não truculência.

A capacitação desses agentes pelo Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP), infelizmente pelo que temos acompanhado, não é garantia do sucesso da iniciativa. Sempre citado nas respostas recebidas da Secretaria de Educação do Estado frente aos problemas de violência nas escolas quando questionada pela reportagem, não parece ter muita efetividade no dia a dia das unidades de ensino.

Com certeza temos avançado nos últimos dias, com importantes anúncios das prefeituras e do governo do Estado, mais focados no importantíssimo reforço da segurança, mas sem maior atenção para a fragilidade das relações no ambiente escolar.

As deficiências vão da qualidade do ensino oferecido e sua atualização perante às novas demandas sociais e do mercado de trabalho, a infraestrutura precária, a desigualdade social crescente evidenciada pela pandemia de Covid-19, enfim muitos fatores que se refletem no que é vivido dentro e fora do ambiente escolar.