Nossa equipe a cada início de semana destaca no Portal News as oportunidades de emprego disponíveis nos serviços de encaminhamento de cidades região. Geralmente em torno de quase duas mil vagas, oferecidas para pessoas com diversos tipos de experiência e contemplando também pessoas com deficiência. Um alento para começar a semana na esperança de que as pessoas que procuram uma oportunidade possam se recolocar no mercado.
Um otimismo que ganha força com os bons números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira pelo Governo Federal. As cidades da região vêm mostrando seu potencial de retomada econômica nos últimos meses e fechou março com quase duas mil novas vagas criadas. Um número talvez ainda longe do ideal para suprir uma demanda tão grande por novos postos de trabalho, mas que certamente resgata nossa esperança em dias melhores para todos.
E pensar também que estamos próximos da comemoração de mais um Dia do Trabalho, celebrado no dia 1 de maio, e tantas pessoas estão desempregadas, um número que vem caindo, mas ainda está em patamares preocupantes. Há um longo caminho a percorrer para que nossa economia volte a crescer nos mais diversos setores - comércio, indústria, agricultura, serviços, construção civil, gerando mais oportunidades.
Não são necessárias apenas a criação de vagas com carteira assinada, mas também o fomento aos pequenos empresários, podendo atuar como prestadores de serviços, consultores, de forma autônoma, mas com um mercado que favoreça a contratação dessa mão de obra terceirizada.
Se mesmo para quem está empregado hoje o momento é desafiador, com variações entre este ou aquele produto alcançando preços proibitivos, obrigando a redução do consumo, pior esta a situação para quem ainda busca uma oportunidade. São milhares, milhões de famílias em situação de vulnerabilidade, sobrevivendo com programas de transferência de renda como o Bolsa Família. Cenários que nos mostram como é necessário o fomento para uma real retomada econômica.