Agora, é para valer! No Brasil, costuma-se dizer que o ano começa após o Carnaval, mas, no ambiente escolar, esta não é a realidade. Não se pode esperar tanto tempo! Cada segundo é precioso, tanto ao professor quanto ao aluno. Desde o primeiro dia de aula, o planejamento é colocado em ação, com a interação com os estudantes, socialização com os pais, imersão na comunidade escolar, os grupos internos e externos. Laços necessários para firmar uma parceria que viabilize uma proposta educativa integradora, fundamentada nos documentos oficiais e inspirada nas necessidades do público a ser entendido.
Passado este primeiro momento, vêm as avaliações diagnósticas, para identificar as potencialidades dos alunos, assim como as dificuldades, que exigirão uma atenção especial no processo educativo. A esta altura, novos conhecimentos vêm sendo experimentados, para, ao longo dos 200 anos letivos, o aprendizado nas diversas disciplinas curriculares ser consolidado.
Neste ritmo frenético, será que os alunos compreendem os conteúdos e os associam e vivenciam em seu cotidiano? Estas perguntas divagam em nossas mentes quando nos deparamos com uma geração que apresenta dificuldades de concentração - essencial para o aprender - em vista da aceleração social do tempo.
Imediatistas, muitos estão sem foco para ouvir, paciência para entender, disposição para praticar, persistência para não desistir e autoconfiança para acreditar em seu potencial. Um público que exige aulas dinâmicas, criativas, mão na massa, para despertar o interesse, e, por sua vez, se engajar. O aprender exige tempo (mais vagaroso); mas o ensinar pede dinamismo (agilidade). Como lidar com este paradoxo? Eis o dilema do educador: equilibrar o novo e o tradicional; o essencial e o aleatório; o sonhar e o concretizar; o querer e o poder; a expectativa e a realidade.
Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Vencedora em vários prêmios voltados à Educação. Redes sociais: @suellercosta; @educomaltotiete