Assim como é importante realizar projetos que desenvolvam as cidades e contribuam também com a região como um todo, essas ações exitosas devem ser reconhecidas e compartilhadas, como ocorreu esta semana no Encontro Internacional da Unesco, promovido em Havana, capital de Cuba, que destacou diversas ações que vem sendo realizadas pelas cidades da região.
Um exemplo de boas práticas é o Programa Mogi Cidade da Criança, com uma série de ações voltadas para a Primeira Infância, em destaque na edição de hoje com uma entrevista especial com o secretário de Planejamento e Urbanismo de Mogi das Cruzes, Claudio Rodrigues. O programa foi apresentada no evento internacional pelo prefeito Caio Cunha, atualmente presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), responsável pela comitiva.
Suzano também aproveitou o evento para mostrar suas ações na área da Educação, que tem contribuído para o desenvolvimento da cidade, e o Condemat, como consórcio, apresentou o premiado Recicla Cidade, criado para ampliar a coleta seletiva na região, realizado de forma concomitante em diferentes municípios em parceria com uma organização não governamental e a iniciativa privada, além de iniciativas na área da saúde.
O encontro internacional ainda serviu de plataforma para a divulgação do Caderno de Negócios, lançado pelo Condemat no ano passado, que detalha o perfil regional, com toda sua potencialidade, reunindo mais de três milhões de habitantes e sendo referência em segmentos produtivos no Estado de São Paulo e no país.
A importância da lição de casa bem feita, de projetos inovadores, também está no reconhecimento, e na troca de experiência que permite que as ações sejam replicadas em outras cidades, outros Estados e até mesmo em outros países.
Entre tantos destaques positivos, porém, a edição de hoje também aborda, infelizmente, o crescimento das ocorrências de furto e roubo na região. Um problema que tem persistido apesar de todo reforço e investimento na segurança pública nos últimos tempos.