A Educação Midiática ganhou espaço na agenda do governo federal. No dia 1º de janeiro, foi criado, pelo Decreto 11.362, o Departamento de Direitos na Rede e à Educação Midiática, órgão integrado à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e que atuará em conjunto com o Setor de Promoção da Liberdade de Expressão. As ações vão ocorrer em parceria com os Ministérios da Justiça e Segurança Pública; dos Direitos Humanos e da Cidadania; das Mulheres; da Igualdade Racial; e da Educação.

Para os profissionais da área, dentre eles, os da Educomunicação - que desenvolvem iniciativas aliando a Comunicação à Educação -, esta medida fortalecerá os trabalhos que realizam em seus territórios. Há projetos desenvolvidos em todo o Brasil; e, na região, um deles é o Educom Alto Tietê, que fomenta a práxis educomunicativa com a formação de professores e realização de oficinas junto ao público estudantil. As atividades são de curta e média duração e ocorrem dentro das possibilidades.

No entanto, a educação midiática exige uma formação contínua. Precisa começar na Educação Básica, seguir para o Ensino Superior, inspirar cursos de especialização, extensão e aperfeiçoamento. Deve ser direcionada a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos para que adquiram habilidades para entender a complexidade da cultura digital e competências para explorar os recursos de forma crítica, criativa e ética. E, principalmente, para navegar no ciberespaço com segurança e interagir nesse ambiente com respeito, responsabilidade e, acima de tudo, com uma postura cidadã.

Espera-se, portanto, a implementação de políticas públicas junto às instâncias municipais e estaduais para fortalecer as iniciativas na área educomunicativa e dar visibilidade a especialistas que fazem da comunicação uma forte aliada da educação.

Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Educomunicação, pela ECA-USP. Sócia da ABPEducom. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Vencedora em vários prêmios voltados à Educação. Redes sociais: @suellercosta; @educomaltotiete