O investimento na formação de cidadãos é fundamental para o desenvolvimento não apenas das cidades, como dos Estados e do país de forma geral. Muito temos falado da Primeira Infância, certamente, um investimento necessário e urgente para o futuro, mas também é preciso nos atentarmos para uma importante parcela da população que não teve a oportunidade de completar os estudos, enquanto crianças e adolescentes, e chegam à vida adulta com dificuldades para realizar contas simples e escrever textos um pouco mais complexos.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), que destacamos na edição de hoje, cumpre esse papel ao dar oportunidade para que jovens adultos e também os mais experientes completem o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, abrindo caminho para voos maiores como a formação universitária. Nas maiores cidades da região são mais de duas mil vagas para o EJA.

Quando falamos ontem dos desafios para a capacitação de profissionais que enfrentam dificuldade em se recolocar no mercado de trabalho, um dos obstáculos está no ensino formal, que geralmente é a exigência mínima das empresas, mesmo para quem tem experiência no setor da vaga pretendida. Porém, além do ensino formal, do diferencial na formação acadêmica de cada um, a vivência escolar contribui para a socialização, para a interação com a diversidade de pessoas que habitam nossas cidades, o que auxilia na redução de conflitos.

O aprender e reaprender é contínuo, e partimos do básico, que é a formação oferecida na infância e adolescência, e para quem não teve a oportunidade pelo EJA para conquistarmos mais e mais conhecimento, que nunca é demais. É o que nos fará mais críticos sobre as situações, sobre tudo o que nos cerca, nos permitindo exercer efetivamente a cidadania e cobrar por nossos direitos.

A Educação, como sempre reforçamos, é o grande diferencial para qualquer sociedade ir além, para alcançarmos a transformação social desejada e reduzir a desigualdade, tão evidenciada nos períodos difíceis que passamos nos últimos anos em razão da pandemia de Covid-19.