Entre todos os serviços públicos, um que é unanimidade entre a população e realmente cumpre aquilo a que se propõe é o Poupatempo, criado há 25 anos pelo governo do Estado de São Paulo. Na região, como destacamos em uma reportagem de hoje, a unidade mais antiga é a de Mogi das Cruzes, que foi inaugurada em 2011. Desde então são milhões de atendimentos prestados com eficácia e dentro do prazo, e infelizmente, não é difícil constatar, que nem sempre é assim com os serviços públicos.
O Poupatempo contempla uma série de serviços em um único local, como o cadastro biométrico de eleitores que pode ser feito em minutos, da mesma forma a solicitação de documentos importantes como o RG e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que requerem um prazo maior. Serviços que fazem parte de um leque amplo e estão lá para ser prontamente solicitados por meio do agendamento feito no aplicativo ou site das unidades que realmente poupam o tempo da população.
Documentos que fazem a diferença no nosso dia, fundamentais para a identificação que nos permite solicitar outros serviços públicos e privados. A equipe também é diferenciada no atendimento. Raramente se vê reclamações sobre a equipe das unidades. Mesmo com um grande movimento, como nas unidades mais recentes da região, como Santa Isabel, inaugurada em junho, que já soma 11 mil de atendimentos. Em Guararema, entre setembro, quando começou a funcionar, e outubro, foram 800 atendimentos.
A burocracia na administração pública é um grande entrave para a agilidade nos processos, e o padrão Poupatempo faria a diferença em todos os setores. O serviço se destaca também pelos mutirões para renovação da CNH, realizados nos últimos meses, beneficiando motoristas que, com a pandemia de Covid-19, tiveram aumento do prazo para renovar e agora se mobilizam para ter o documento em dia.
Há muito a que melhorar nos serviços públicos oferecidos à população, por isso importante elogiar o que funciona e realmente atende ao propósito para o qual foi criado. Parabéns ao Poupatempo!