A população do Alto Tietê já sente um pouco de esperança com o mercado de trabalho reagindo de maneira positiva na região, após inúmeras oportunidades fechadas durante a pandemia da Covid-19. Segundo reportagem da edição de hoje do Grupo Mogi News, de acordo com um levantamento feito com os serviços de encaminhamento de prefeituras, que oferecem nesta semana 1.949 vagas de emprego, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba têm juntas 1.428 oportunidades. São frequentes as semanas em que duas cidades têm o maior volume de vagas.
Além disso, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no final de outubro pelo Ministério do Trabalho e Previdência, as cidades do Alto Tietê apresentaram um saldo de 2.649 novos vínculos empregatícios em setembro.
Ainda está longe de ser um cenário perfeito, pois o desemprego é uma realidade, porém os números apresentados pelos municípios da região são bons, pautados em uma recuperação tímida, mas visível. Pelo desempenho das cidades, principalmente nas últimas semanas, por exemplo, as vagas estão voltando a surgir e o desemprego pode diminuir.
Outro ponto positivo, segundo dados do Caged e divulgados pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em setembro, os setores que registraram mais contratações foram os de borracha e plástico, alimentos e produtos de metal. O resultado do período elevou o total de empregos gerados no Alto Tietê para 71.816 postos de trabalho.
É cedo para falar que os impactos da pandemia foram superados e a região vive um novo momento em relação a geração de emprego. Entretanto, as vagas disponibilizadas, divulgadas por meio de um levantamento feito pelo reportagem do Grupo Mogi News e publicadas no www.portalnews.com.br, mostram que a situação, que não trazia esperança para quem precisava de uma vaga de emprego, aos poucos começa a se desenhar de outra forma, apontando uma luz no fim do túnel.