O que medeia entre o ideal e o real? Diante do belo, algo obriga o homem a permanecer ali, já que alguma coisa misteriosa o representa individualmente naquele momento. Ver como espectador é ser passivo! Submissão diante do belo como algo externo e superior ao próprio homem: a ideia do belo como ente de vida própria! Não como objeto construído pelo olhar desejoso do homem, a remetê-lo ao conceito de "natureza" como algo dado, acabado, separado do homem.
A tentativa de desvendar o mistério significa sua própria desvirtuação. Ao contrário: crer que a natureza é a materialização do Divino! Compreendê-la como coisa dada, pronta e acabada a torna acontecimento, portanto, algo sem mistério. A estética, concebida como a arte de pensar de modo belo, vê na imaginação uma força ideada, na qual o homem se sente como uma imagem.
Diante do sentimento do belo, o homem não necessita fazer alusões comparativas a outras situações semelhantes, em relação àquele momento. Tão somente o considera belo, singular, único! Ou seja, o homem, agente da construção de sua própria realidade, por um instante imobiliza-se, contempla a beleza dela, que, separada dele, o transforma.
O sentimento que se experimenta diante do belo é bem próximo àquele relativo à independência do fato estético, ou, o "agradar desinteressado"!
Com isso quero deixar estabelecido o que se entende por tensão de opostos que se dialetizam infinitamente, e não como uma cadeia circular finita, do movimento pelo movimento. O "agradar desinteressado" remete à idéia de não possuir interesse prático no que é representado ou no que parece ser. Mais: desinteressado no sentido da excelência de se ater ao fato em si. Inexistência de proveito utilitário da experiência do belo: sentir é o suficiente!
Assim, é impossível o prazer estético se referir a algo. Quanto a esse aspecto, me alinho com a maioria dos criadores, na medida em que ela o situa ao nível da impossibilidade de racionalização. A criação do gênio, do artista, é algo da esfera do jogo livre.
Raul Rodrigues é mestre em Engenharia e ex-professor universitário.