Como na Olimpíada: acontecimentos históricos estão ligados a um sistema social como um todo. O resultado é que para o espírito típico atual, parece, ao não dar certo, assumem imágem catastrófica, com tudo o que isso representa em termos de choque emocional e confusão intelectual: espaço propício para o caráter!

Toda reflexão aperfeiçoa o caráter sem o alterar, bem como as regras servem ao gênio, sem o inspirarem. Caráter, como o lado moral da maneira de ser do homem! Caráter, como uma árvore, cuja reputação é sua sombra. Sombra: o que dela se pensa, sem menosprezo à árvore! Assim, caráter é a marca indelével que define o único valor verdadeiro de todas as pessoas em sua ação.

A construção do caráter é baseado naquilo que recebe nosso apoio: a reputação por aquilo que se gosta, se defende, se pratica! Assim é mais fácil conservar o caráter do que recobrá-lo. Caráter que combinado com estratégia define a liderança. Se precisar ficar sem um deles, que seja sem a estratégia.

Eu tenho um sonho de que um dia meus quatro netos vivam em uma nação onde não sejam julgados pelo que possuem de material, pela cor da pele, credo religioso, mas pelo caráter. Espero que sempre possuam firmeza e virtude suficientes para manter o que considero o mais invejável de todos os títulos, o caráter de um homem honesto.

Estes são tempos em que um gênio desejaria viver. Não é na calma tranquila da vida, ou no repouso de uma pacífica situação que grandes caráteres são formados. Grandes necessidades invocam virtudes cada vez maiores. É o coração que molda o caráter. Por isso no silêncio se educa o talento, e na torrente do mundo, o caráter. E dos escombros de nosso desespero construímos nosso caráter.

Todo bom falador é mau caráter! Bom caráter deve ser mais enaltecido. A maioria dos talentos é de certa forma um dom, bom caráter, em contraste, não nos é dado, temos que construi-lo passo a passo, sob pensamentos, escolhas, coragem e determinação. 

Raul Rodrigues é mestre em Engenharia e ex-professor universitário.