O mês de outubro além da referência importante a campanha Outubro Rosa, de conscientização e prevenção ao câncer de mama, de colo do útero e outros que atingem mulheres, também é marcado por atividades ligadas à valorização da pessoa idosa, em alusão a comemoração do Dia da Pessoa Idosa, no dia 1º de outubro. Porém, assim como a prevenção ao câncer, é uma questão que não pode ser restrita a um determinado período do ano.
Já há algum tempo deixamos de ser um país de jovens e a pirâmide etária do país vem se invertendo em uma velocidade maior que os países desenvolvidos, que já têm uma grande parcela de sua população, com 60 anos ou mais. A estimativa do Ministério da Saúde é que até 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos. As mulheres também têm cada vez menos filhos, mudando a dinâmica das famílias.
O envelhecer é um processo natural da vida, e que bom que todos tenham a chance de envelhecer de forma digna e saudável, afinal para não envelhecer só morrendo jovem. Mas, não é assim que todos enxergam, há muito preconceito sobre o envelhecer, muitas vezes associados a perdas, e não as muitas potencialidades, que uma caminhada que pode ser de até 40 anos, a etapa mais longa da vida, pode trazer. Claro que a expectativa de vida que cresceu nos últimos anos é impactada pela desigualdade, que parece também evoluir na mesma proporção. A diferença entre bairros mais ricos e periféricos na cidade de São Paulo, por exemplo, pode chegar a 20 anos.
É preciso que a sociedade e o poder público acordem para as necessidades desse percentual crescente da população, do qual se não fazemos parte hoje, faremos amanhã. Quem não pretende ter uma vida longeva?
As pessoas idosas precisam ocupar o devido espaço na sociedade, com direito à saúde e educação de qualidade - ainda há uma grande massa de analfabetos e também é preciso oportunizar educação continuada para quem assim o deseja, como também estimular a participação social, enfim todos os direitos básicos desde o nascimento. Os benefícios à população idosa vão se estender a todas as faixas etárias.