Faltam pouco menos de duas semanas para o primeiro turno das Eleições. No dia 2 de outubro, mais de um milhão de moradores do Alto Tietê irão às urnas decidir, por exemplo, quem estará no comando do Palácio do Planalto e do Palácio dos Bandeirantes, no caso de São Paulo. Duas disputas que devem ir para o segundo turno, como indicam as pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento.

Outros cargos em disputa no pleito atual são para o Legislativo: senador e deputados federais e estaduais. Embora fique em maior evidência os cargos majoritários do poder Executivo, é no Senado, na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, que as propostas defendidas pelos postulantes à Presidência e ao governo do Estado vão se concretizar ou não.

Sem uma base forte entre deputados e senadores, nada se faz no país, não se reduz impostos, como prometem uns, ou se implementam novos programas como defendem outros. Outro ponto também que poucos informam é de onde virá o recursos para tantas transformações, necessárias claras, mas será que possíveis?

O Legislativo é um poder fundamental para o desenvolvimento do país. Por isso nas últimas edições, estamos destacando o patrimônio e as doações recebidas pelos candidatos da região ao Congresso e à Assembleia. Tudo disponível para a consulta de qualquer cidadão, de forma transparente, como deve ser, no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Destaque hoje para um breve descritivo de alguns candidatos do Alto Tietê, e o convite para os leitores irem além e buscarem estar bem informados sobre os candidatos para definir aquele que será merecedor de seu voto, que vai devidamente representar seus anseios de melhora para o país e contribuir para que eles se efetivem.

Não esqueça que são os deputados, sejam federais ou estaduais, os responsáveis pela criação de políticas públicas, por elaborar leis que realmente atendam às demandas da população. Infelizmente não são raros os casos de quem se elege em nome de uma causa própria ou olhando apenas para um determinado grupo, em detrimento de outros. Esteja atento, valorize seu voto!