Mais de um milhão de eleitores do Alto Tietê vão às urnas no domingo. Os prazos da Justiça Eleitoral vão ficando apertados, como, por exemplo, para quem ainda não baixou ou atualizou o aplicativo e-Título, que tem até sábado ou não conseguirá ter o documento virtual para apresentar na sua seção. E para os candidatos vai chegando ao fim o horário eleitoral gratuito. A disputa segue nas ruas.
Com poucos dias pela frente, o número de indecisos ainda é grande, principalmente quando o assunto são deputados federais e estaduais. Embora tenhamos nomes fortes na região e no Estado, são mais de 40 postulantes aos dois cargos apenas na região. Uma pesquisa Datafolha, divulgada no dia 16 de setembro, mostrou que mais de dois terços dos brasileiros não haviam definido seu voto para deputado federal.
Já para os cargos majoritários, a disputa segue acirrada, segundo as pesquisas de intenção de voto, entre o ex-presidente e o atual ocupante do Palácio do Planalto, uma polarização que tem se refletido na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, com representantes dos líderes na corrida presidencial também nos primeiros lugares da pesquisa para governador do Estado, com o atual ocupante do cargo em terceiro. A chance é grande de um segundo turno para presidente e governador.
Como temos reforçado aqui, quem decide é o eleitor, e a ele cabe avaliar cada candidato, conhecer sua trajetória, suas propostas e assim decidir por aqueles que o representam. Domingo votaremos na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e Presidente da República. Leve sua cola com os números dos escolhidos para ajudar na votação na urna eletrônica.
Nossa democracia é jovem e se fortalece nesse período, onde deveria imperar o diálogo, mesmo com as propostas mais diversas. O voto vai além da obrigatoriedade, é um exercício de cidadania. Por isso, muitos eleitores mesmo com 70 anos ou mais fazem questão de participar desse momento de escolha dos nossos representantes, assim como os jovens de 16 e 17 anos. Faça sua parte de forma consciente!