Quando se tem pouca idade, o esporte é encarado de duas maneiras: para aqueles que são mais ligados às redes sociais, baladas e estudos, pode parecer uma coisa chata que só serve pra cansar e suar; para outros, o esporte é levado como uma brincadeira séria, como andar de skate, caminhar, jogar um futebol com os amigos e, uma das maiores febres, ir pra academia.
Mesmo com os dois extremos exemplificados, o que todos nós sabemos é que o esporte é necessário e fundamental para a nossa vida. Um jovem sedentário tem dez vezes mais chances de ser um doente cardíaco do que aquele que pratica no mínimo 30 minutos de atividade física diariamente.
Quase todo mundo já participou de alguma atividade na escola do programa "Agita Galera". Promovido em todas as unidades escolares, o projeto idealizado por Victor Matsuda caiu no gosto da galera e luta simplesmente para que os 30 minutos de atividade física sejam realizados. Na nossa região, Ferraz de Vasconcelos já realiza atividades em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física há cinco anos e em 2016 a parceria cresceu. A diretoria de Ensino de Suzano irá promover hoje a 5ª Caminhada em Ferraz e a primeira em Suzano, envolvendo assim 100% da diretoria. No mesmo embalo a Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes também fará o mesmo na sexta-feira.
Além das caminhadas e academias, outra atividade é a Zumba, em todas as cidades é possível encontrar uma academia que ofereça a modalidade, em condomínios, grupos organizados, e professores animados, os chamados Zins vêm conquistando uma legião de adeptos. Projetos como esse mostram que é fácil ter uma vida ativa, sadia e divertida e que você pode fazer dos seus momentos de lazer uma oportunidade de praticar esporte e assim dar um basta no sedentarismo. Fica aqui meu abraço aos Zins Hemilson Dias, Joyce Fantin e Tiago Santos e para nossas professoras e agitadoras do Alto Tietê, além de um fraternal abraço para Lourdinha Jesus e para as dirigentes Vera Lúcia Miranda e Rosania Morroni.