Há alguns anos, muita gente ficou indignada quando o palhaço Tiririca foi eleito o deputado federal mais votado do Brasil. O comediante não acrescentou em nada à política nacional, a não ser o fato de ter ajudado outros candidatos do PR a se elegerem devido aos votos contados por partido. Uma manobra política, claro.
Os Estados Unidos estão prestes a ver o bilionário Donald Trump disputar, com chances de ganhar, a presidência do país. Apesar de não ser nem de longe um palhaço, Trump é um dos empresários mais cobiçados do mundo, tendo ainda vendido milhares de livros e realizado centenas de palestras mostrando seu talento. No entanto, o candidato tem se comportado como um palhaço e tem conquistado eleitores. Muitos, aliás, acreditam que ele está utilizando uma tática para ter os votos, pois seria um dos homens mais inteligentes do mundo
A desconfiança das pessoas com os políticos é tanta que o voto não é levado a sério. Dilma Rousseff (PT) não fez por merecer uma nova chance na Presidência, e é isso que causa tanta revolta em grande parte dos brasileiros.
O número de desemprego nunca foi tão alto e o trabalhador tem sofrido calado. Ele não tem apoio do próprio sindicato, que realiza greve com bancários, um setor que nunca está em crise e sempre conquista reajustes e aumentos expressivos. Já os demais cidadãos não têm para onde correr.
A tragédia anunciada começou no governo Lula (agora ministro), quando o País navegava em águas tranquilas e políticos abusaram do dinheiro que aparecia por todos os lados. Vale lembrar a imagem de Lula manchando sua mão com óleo da Petrobras quando foi descoberto o pré-sal em uma das plataformas da empresa.
O governo petista tem seus méritos, pois nunca um partido tinha olhado tanto para os mais pobres. Vários programas sociais foram colocados em prática e ajudaram os brasileiros, mas não podemos esquecer que muita gente enriqueceu neste caminho, e com dinheiro ilegal. José Dirceu e José Genoino, símbolos do PT, foram presos. Agora Lula está sendo investigado.
O grande circo em que se tornou a política precisa de homens mais sérios e competentes. As gravações da Polícia Federal podem ainda não incriminar o ex-presidente, mas mostram que Lula é prepotente, acha que está acima da lei e acredita piamente que pode fazer tudo o que quiser. Se não tivermos forças na Justiça para combater os abusos do poder, ficaremos escravos desta forma de governo, onde tudo é permitido.