INSS x Aedes
As 23 gerências executivas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Estado de São Paulo promoveram ações de conscientização e de limpeza nas 264 unidades de atendimento ao público, nas propriedades não operacionais e nas obras em andamento, num verdadeiro "pente-fino" para eliminar possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti. 
Iniciativa federal
A iniciativa fez parte da "Semana da Limpeza", campanha de combate ao mosquito realizada pelo governo federal entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro.
Denúncias
Chama a atenção a quantidade de ligações recebidas na Redação sobre denúncias de lixo acumulado em ruas, além de terrenos públicos e particulares abandonados com acúmulo de água e risco de foco do mosquito transmissor da dengue do zika vírus. As cidades da região terão um desafio e tanto nos próximos meses para fazer a limpeza desses lugares ou cobrar uma solução de seus proprietários.
Medo
Com medo de doenças cada vez mais graves, a população tem se dedicado cada vez mais as denúncias, o que é muito bom. Mogi, Suzano e Ferraz tem sido aos alvos mais constantes da população, mas talvez nem todas essas prefeituras consigam atender ao volume grande de trabalho cobrado pelos munícipes.
Sabesp
Mais de 700 profissionais da Sabesp estarão em regime de plantão 24 horas durante o feriado de Carnaval. O objetivo da companhia é atender com rapidez e eficiência os consumidores durante toda a temporada de verão. O trabalho está sendo intensificado ainda mais na Baixada Santista.
Trabalho
A Prefeitura de Suzano parece estar querendo mostrar serviço durante o feriado de carnaval. Ao que tudo indica que serviços de tapa-buraco estão sendo realizados durante o final de semana no Jardim Monte Cristo, por exemplo. Outra área beneficiada é a Chácaras Reunidas Guaió.
Necessidade
Vale lembrar que a ação é realmente necessária e urgente, já que nos dois locais a qualidade do pavimento é péssima a reclamação dos motoristas e pedestres é constante.