O ano se inicia e com ele chega o momento de planejar a vida para os próximos 366 dias: estudar, conseguir um trabalho, uma promoção na empresa, iniciar um relacionamento ou até mesmo definir em qual academia entrar. 
Parece besteira, mas até as coisas mais simples, como arrumar o quarto, precisam ser planejadas.
Mas o planejamento não é de agora, desde pequenos ouvimos de nossos pais que devemos organizar os brinquedos ou até mesmo deixar o caderno nos conformes para vistoria dos professores. Apesar de mínimos, estes conselhos se firmam em nossas vidas.
A carreira profissional também ganha corpo e direcionamento no período da juventude. Os cursos profissionalizantes, técnicos, tecnólogos, de idiomas e até mesmo de graduação formam em uma simples rota, o caminho que você deve traçar para a vida toda.
Um exemplo de organização é o currículo, onde expressamos tudo o que passamos, quem somos e o que queremos fazer. Ele é o peso fundamental de organização em longo prazo, pois será com ele que planejaremos em qual estrada seguir.
Mas devemos tomar cuidado. A juventude está cada vez mais precoce. Esta geração entende tudo mais rápido e tem ações impulsivas, sem imaginar o futuro, o que é de suma importância, já que será a colheita dos seus feitos na atualidade. 
No Brasil, é notável a cada ano que passa meninas de até 15 anos grávidas de rapazes menores de 18 anos, tornando-se um grande problema, já que é nesta fase que estes jovens deveriam prezar pelo estudo e também pela construção de sua vida. 
Há diversas maneiras de se relacionar, sem limitar a sua juventude ao ponto de engravidar. A utilização de preservativos é uma organização, pois além de te livrar das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), ela garante um planejamento para remediar a gravidez.
Portanto, planejar-se é a base de um futuro sólido e, o mais importante, de uma vida que você vai conseguir curtir, dentro de uma área profissional com que você se identifica, em uma família estruturada e com tempo para estudar, trabalhar e se divertir com responsabilidade.