Manganês
A possibilidade da cor amarelada da água distribuída pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) ter sido causada pela decomposição de uma planta aquática foi descartada pelo botânico e professor da Universidade Braz Cubas (UBC) Pedro Tomasulo. Ele apresentou o relatório ontem, após o pedido do vereador Pedro Komura (PSDB).
Parecer
Komura solicitou o parecer após receber a denúncia de um agricultor, que trabalha nas proximidades do rio Tietê, na rua Otto Unger. O próprio vereador foi até o local apontado pelo produtor para recolher amostras.
Motivos
Se o relatório aponta que a planta aquática não causou o problema, também não revela qual foi o motivo da água ficar amarela. O Semae responsabiliza o excesso de manganês, porém, técnicos da autarquia municipal e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) analisam o que, de fato, gerou o problema.
Juventude
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) receberá hoje, às 10 horas, no gabinete, representantes de grêmios estudantis das escolas que participaram da construção do Plano Diretor Municipal da Juventude. Será anunciada a data do Festival da Juventude, quando o documento será entregue para a aprovação na Câmara Municipal.
Procurada
Em uma disputa particular com o PR para formar a maior bancada da Câmara Municipal na próxima Legislatura, o PSD mira agora o reforço da vereador Karina Pirillo, que está de malas prontas do PCdoB.
Retrocesso
Por falta de recursos, as eleições municipais de 2016 serão manuais e não com voto eletrônico. A informação de que o contingenciamento de gastos impedirá a realização das eleições por meio eletrônico foi publicada ontem, no Diário Oficial da União. Desde 2000, todos os brasileiros votam em urnas eletrônicas. De acordo com a portaria, os órgãos do Poder Judiciário da União sofreram contingenciamento de R$ 1,74 bilhão.
Sem recurso
Nenhuma empresa entrou com recurso na Câmara Municipal contra o resultado da licitação aberta para contratar a produtora que ficará responsável pela TV Câmara. A vitória da RTV Filmes será homologada hoje. O contrato, no valor de R$ 750 mil, válido por um ano, deverá ser assinado na quinta-feira. A expectativa é que as transmissões comecem ainda neste ano.