São Paulo entra na reta final para produzir a primeira vacina brasileira contra a dengue. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) autorizaram o pedido do Governo do Estado para o início da terceira fase de testes.
O anúncio foi feito ontem pelo governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. "Já foi feita a fase 1, a fase 2, e essa autorização é para a fase 3, que é a última. Estamos com uma grande possibilidade de ter uma vacina com uma dose única contra os quatro tipos de vírus. Então é um fato extremamente importante, do ponto de vista científico. A gente fica muito orgulhoso de São Paulo ter dado esse grande passo para ajudar o país e a ciência", declarou o governador.
Os interessados em participar dos testes como voluntários devem aguardar a divulgação do convite para que façam parte do estudo em sua cidade. Eles precisam se enquadrar em três faixas-etárias (2 a 6 anos, 7 a 17 anos e 18 a 59 anos) e estar saudáveis. Pessoas que já tiveram dengue podem participar.
As cidades onde serão feitos os testes são: Manaus, Porto Velho, Boa Vista, Aracaju, Recife, Fortaleza, Brasília, Cuiabá, Campo Grande, São Paulo, São José do Rio Preto (SP), Belo Horizonte e Porto Alegre.