"Uma celebração da vida e da alegria nos sons quentes e no ritmo sincopado do jazz", assim se apresenta a Tito Martino Jazz Band, que será a atração deste sábado em Guararema. O show exclusivo faz parte do projeto "Arte na Rua", iniciativa da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Agricultura de Guararema e coordenado pela Produtora Imaginoart. A apresentação, que traz o som marcante do jazz tradicional, acontece na Vila Estação Luís Carlos a partir das 16 horas. A entrada é gratuita e a classificação livre.
Inspirado no jazz de raiz, das tradicionais apresentações nas ruas de New Orleans (EUA), o clarinetista Tito Martino criou há 54 anos o grupo Tito Martino Jazz Band. Essa origem do jazz tradicional e as manifestações da arte musical apresentadas nas ruas da cidade possuem grande ligação com o ideal do projeto "Arte na Rua". "Já estive duas vezes em New Orleans. E essa tradição antiga acontece até nos dias de hoje. Diversas bandas de jazz alegram as ruas da cidade durante todo o dia", conta Martino.
O grupo formado pelo renomado músico, na apresentação deste sábado, conta com o talento de Antonio Carlos Lima (trompete e vocal), Renato Daud (piano), Zeca de Araujo (contrabaixo), Siddy Junior (banjo e jazz-guitar), Fabrício Chrispim (bateria) e Tito Martino (clarinete e saxofone).Segundo Martino, para cada apresentação é selecionada uma formação específica para o grupo. "Contamos com três pianistas, mas, nessa apresentação, o Renato era o que melhor se encaixava. Isso acontece, porque, no jazz tradicional, cada músico possui sua personalidade musical, e reflete isso em seu show. Este é o grande diferencial do jazz, é autêntico", explica.
O repertório do grupo apresenta uma inspiração momentânea, com recomposições de temas clássicos do jazz tradicional, como "Summertime", "When The Saints Go Marchin'in" e "Hello Dolly". "O jazz é como um jogo de xadrez, existem as regras que devem ser cumpridas, mas cada jogo é conduzido de uma forma. Assim também funcionam as apresentações, é tudo momentâneo, improvisado. Então, nunca uma recomposição será igual à outra", conta Martino.
Para a apresentação de sábado, a Tito Martino Jazz Band contará com o talento da cantora e produtora cultural Djane Borba, que fará uma participação em uma canção do show. "Trabalho no ramo musical há muito tempo, conheci Tito nos anos 1990 em uma casa de shows em que eu trabalhava no Guarujá. Esse novo encontro, será uma ótima oportunidade de reviver a parceria, e as apresentações de jazz que fazíamos naquela época", afirma Djane. Morando desde 1998 em Guararema, Djane é instrutora de canto do Centro Cultural Nelson da Silva Braga e líder da banda Djane & Os Camaradas.
Sempre em busca de proporcionar arranjos originais e que mexam com o sentimento do público, a expectativa do grupo é que o show em Luís Carlos sirva de convite não só para os já admiradores de jazz como também para o público que nunca assistiu a uma apresentação desse ritmo musical. "Será uma grande oportunidade para quem não conhece o jazz se encantar. Essa modalidade envolve, emociona e alegra. Não tem como ficar indiferente a esse som", diz Martino. (*Estagiário sob supervisão)