O final de semana foi mais do que especial para a equipe Titans de judô. A academia mogiana, que é comandada pelo técnico Luciano Querino, teve seu primeiro campeão brasileiro. A medalha de ouro foi conquistada pelo judoca Gabriel Shimada, na categoria até 44kg, Sub-15, em competição que aconteceu em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Com o resultado, Shimada, irá representar o Brasil durante os Jogos Pan-Americanos da Argentina, que serão disputados ainda no segundo semestre do ano. Ao todo foram 4 lutas e 4 vitórias diante dos representantes dos estados do Maranhão, Pernambuco, Pará e Rio Grande do Norte. Mesmo sendo seu primeiro ano na categoria Sub-15, o judoca que ainda tem 13 anos, não sentiu o peso da competição.
"Trata-se de um atleta dedicado, que entrou na academia com dez anos. Quando iniciou não era muito forte, tanto que seu irmão mais novo, que praticava judô há mais tempo, ganhava dele. Mas, a vontade de vencer ele sempre teve. Treinou muito para ser campeão  o ano passado, bateu na trave com a prata. E esse ano ele conseguiu", disse o sensei Querino.
Já na categoria feminino, a atleta Catarina Barbara, também subiu ao pódio do Brasileiro, e trouxe para Mogi a medalha de bronze na categoria Sub-15, até 53kg. Logo na primeira rodada, Barbara encarou a a tetracampeã brasileira, Gabriele Gonzaga, atleta do Rio Grande do Sul, e foi derrotada. "Não meço um atleta por quantas vezes ele consegue ganhar, e sim, por quantas vezes ele cai e consegue se levantar. Esse é principio do judô, e a Catarina, com toda garra, mais uma vez me emocionou provando que é uma judoca de coração. Levantou a cabeça após a derrota e voltou na repescagem, onde fez três lutas vencendo todas de ipon", disse Querino.
Para ficar com o bronze, a mogiana derrotou as oponentes do Distrito Federal, Alagoas e Amapá. Essa foi o segundo bronze da judoca, que já havia ficada na mesma posição em 2012. Durante o Campeonato Brasileiro Sub-15 de Cuiabá, ambos representaram a seleção do estado de São Paulo. No masculino, a delegação paulista ficou com o primeiro lugar. Já no feminino, o resultado foi apenas a quarta colocação. Tanto Shimada quanto Catarina chegaram ao Nacional após conquistarem os títulos de suas categorias do Campeonato Paulista, realizado em junho.