Após três anos de muita luta, reuniões, debates e discussões, finalmente, foi assinado ontem, no Palácio dos Bandeirantes, o contrato entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Prefeitura de Santa Isabel, que estabelece um cronograma de trabalho com a finalidade de que a empresa de saneamento assuma o fornecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto no município.
O contrato terá a vigência de 30 anos, período em que a companhia vai investir R$ 69,5 milhões na região. A empresa assume a operação dos serviços aos mais de 50 mil habitantes de Santa Isabel a partir de 4 de janeiro de 2016. Estão previstas obras com o objetivo de garantir serviços de qualidade aos clientes, com o abastecimento, coleta e tratamento de esgoto em áreas regulares.
Segundo a Sabesp, a meta é melhorar a regularidade do abastecimento aos moradores do município. Em relação à coleta de esgoto, a cobertura deve passar de 75% para 81%, em 2018; em 2028, a coleta deve chegar a 95%. Atualmente, a cidade não trata o esgoto que coleta. Já em 2019, a Sabesp deve elevar esse índice para 80%. Os efluentes serão enviados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), viabilizada pelo município por meio de convênio com o Estado de São Paulo, no valor de R$ 17,7 milhões. As obras são executadas pelo DAEE, com previsão de conclusão para março de 2016.
O deputado André do Prado, líder do Partido da República na Assembleia Legislativa, compareceu ao evento e comemorou a assinatura do contrato. "Não tenho dúvidas de que este é o melhor para a cidade de Santa Isabel. A Sabesp realiza um trabalho de excelência, ela irá sanar os problemas de abastecimento de água da população. Os isabelenses podem comemorar esta data como um dia histórico, o início do fim de uma era de problemas nas tubulações e todos os transtornos oriundos da falta de água e de esgotamento sanitário", comemorou o parlamentar, após agradecer o governador por este investimento em Santa Isabel.
Desde 2012, o deputado André do Prado trabalha para que a Sabesp pudesse assumir o serviço no município. Para isso, realizou inúmeras reuniões junto ao Governo do Estado e a direção da Sabesp, sempre buscando sensibilizá-los porque, nos últimos anos, os habitantes sofreram muito com os problemas de abastecimento de água. Em abril deste ano, o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, informou ao deputado que o contrato estava sendo redigido para que pudesse ser apreciado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), antes da assinatura do contrato, ocorrida hoje, e o início da operação da empresa de saneamento no município, que acontecerá em janeiro de 2016.
"Fomos os primeiros a levantar este assunto e a trabalhar para que a Sabesp pudesse assumir os serviços em Santa Isabel. Desde o meu primeiro mandato, trabalhei incansavelmente até chegar a esta data, tratando deste assunto junto aos secretários de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga e Edson Giriboni, e ao secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, que nos ajudaram nesta conquista. Fico muito satisfeito em poder fazer parte deste acontecimento. Valeu a pena tanto trabalho nesta causa, juntamente com as autoridades locais e a população isabelense", disse o parlamentar.
Nestes primeiros anos, a Sabesp deverá trocar as tubulações de abastecimento de água, que são de amianto, frágeis e se rompem com facilidade, construir reservatórios e a troca dos equipamentos que realizam o bombeamento de água e, ainda, dos emissários da rede de esgoto.