Mogi das Cruzes concentra 11 das 20 escolas da região que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e conseguiram as melhores notas na prova objetiva, que inclui linguagens, matemática, ciências humanas e ciência da natureza.
A cidade, inclusive, abriga a 10ª instituição do País no ranking das melhores notas, o colégio particular Objetivo Integrado, que conseguiu média de 718,7, sendo que a maior do Brasil é 743 foi conquistada pelo Objetivo Integrado de São Paulo.
Os dados por escola apresentados ontem pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) relevam que, além de Mogi, Suzano, Poá, Arujá e Santa Isabel também aparecem no ranking de acordo com as melhores notas. Do total de 20 instituições, apenas quatro são estaduais e se tratam de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).
O levantamento feito pelo Inep traz outros indicadores para contextualizar as notas, entre eles estão permanência na escola, taxas de rendimento verificadas no Censo Escolar da Educação Básica, nível socioeconômico (INSE) e a formação docente. O objetivo do Ministério da Educação com isso é diminuir o impacto da comparação direta entre as instituições de ensino.
No cenário regional, as três escolas com maior nota em Mogi das Cruzes (Objetivo, Santa Mônica e Brasilis) apresentam o indicador socioeconômico muito alto e pelo menos 80% dos alunos que fizeram a prova em 2014 já estudavam nas instituições nos anos anteriores.
Em Ferraz de Vasconcelos (Etec), Guararema (Escola Estadual Ivan Brasil), Poá (Etec), Salesópolis (Escola Estadual Professora Olga Chacur) as melhores notas foram registradas em instituições públicas que conseguiram superar o ensino particular.