No Alto Tietê, apenas cinco cidades atendem a determinação do governo federal sobre a gestão da iluminação pública que deveria ser transferida para a municipalidade até o final do ano passado. Em algumas cidades, os serviços de atendimento e manutenção são realizados por concessionárias, devido a liminar judicial, e há prefeituras que ainda estão em processo licitatório para contratar o serviço.
A gestão da iluminação é uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que obriga cada município a ter responsabilidade na realização dos serviços de manutenção nas instalações públicas, inclusive de teleatendimento, por meio de call center, que é feito pelas concessionárias de energia. As prefeituras teriam até o dia 31 de dezembro para cumprir a exigência.
Em Suzano, a prefeitura já é responsável pela gestão de iluminação pública desde 2012, quando a empresa Citeluz foi contratada para prestar os serviços no que diz respeito a manter e ampliar a rede de iluminação. Em caso de necessidade de reparos, o cidadão pode solicitar o serviço pelo telefone 0800-727-7173. O número também vem na conta de luz.
Recentemente, o município de Poá também disponibilizou um novo canal de solicitação de manutenções à população. A prefeitura contratou uma empresa, por meio de licitação. A organização disponibiliza o atendimento ao público por meio de call center, pelo mesmo número telefone de Suzano. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, a qualquer horário.
A Prefeitura de Arujá também já atende a determinação da Aneel e municipalizou os serviços de iluminação pública. Em Ferraz de Vasconcelos, a Coordenadoria Técnica de Iluminação Pública (CTIP) é quem cuida dos serviços de manutenção na cidade .
Em Mogi das Cruzes, a população tem o telefone da Ouvidoria da prefeitura à disposição, o 156, onde podem solicitar a troca de uma lâmpada queimada ou algum reparo na iluminação pública.